Resenha 3#: A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

Olá pessoal, 

Eu gostaria de compartilhar com vocês o livro que eu andei lendo, há pouco tempo. Ele é bem curto e trata de um maravilhoso romance, estou me referindo ao marco inicial do romance brasileiro: A Moreninha.

Esse livro me chamou muita atenção pelos  detalhes que traz . O romance surgiu de alguns dias de folga que o ilustre autor Joaquim Manuel de Macedo passou em Itaboraí.

Bom, então, vamos ao livro:







O estudante Augusto julga-se vacinado contra a praga do amor. Aposta que, das garotas da ilha, nenhuma o prenderá por mais de quinze dias. As meninas também não querem compromisso, só festejar e divertir-se. E a mais brincalhona é Carolina. Tão esperta, tão misteriosa! então... Escrita em 1844, A Moreninha seria o modelo de todas as novelas românticas brasileiras.











Quando criança, Augusto estava brincando na praia e encontrou uma linda menina, jurou casar-se com ela. O casamento foi selado por um moribundo. Anos depois, Augusto se torna um homem inconstante, que diz não conseguir amar por mais de 15 dias. Então, ele faz uma aposta com amigos Leopoldo, Felipe e Fabrício: se Augusto ficasse com alguém por mais de 15 dias na Ilha de Paquetá, ele deveria escrever um romance para pagar a aposta.

Foram então, passar o dia de Sant'Ana em Paquetá. Lá,  Augusto conhece Carolina, uma menina travessa,
 a quem o autor se refere como filha, e se apaixona por ela, esquecendo-se da criança a quem jurara amor eterno. 

No final do livro, ela monstra um breve para ele, o mesmo que trocaram na praia, quando crianças. Eles se casam, então Augusto perde a aposta e cria um romance que se intitula :
 A Moreninha


Minha opnião sobre o livro
Simplesmente me encantei pelo livro, é fantástico, porém a história é um pouco inocente. Recomendo para quem gosta de se deliciar com romances, como eu. Gostei muito da maneira como o autor descreve os detalhes. Minhas personagens favoritas são Dona Ana, uma senhora muito distinta e sábia e Carolina, ou a Moreninha.

O livro e recheado de personagens e emoções, conta um pouco dos escravos, e ressalta o cortejo dos homens às mulheres, na época. Minha nota para o livro é 10! Adoro histórias que se passam em outros séculos. Eu sempre tive vontade de ir a ilha de Paquetá por causa dessa envolvente história.

Partes Favoritas do Livro

''- Sou bonita ou feia?...

Eu quis responder mil coisas...corei... e finalmente murmurei tremendo:

- Tão bonita!...

- Pois então, tornou-me ela, quando formos grandes, havemos de nos casar sim?

- Oh!... Pois bem!...

- Havemos, continuou o lindo anjinho de sete anos, eu o quero... ''

Também adoro o diálogo final do livro, acho perfeito a conversa entre Dona Carolina e Augusto :

'' - Se eu a encontrasse!...

- Então... o que faria ?...

- Atirar-me- ia aos seus pés, abraçar-me-ia com eles e lhe diria: ''Perdoai-me, senhora, eu já não posso ser o vosso esposo! Tomai a prenda que me deste...''

E o infeliz amante arrancou debaixo da camisa um breve, que convulsivamente apertou na mão.

- O breve verde!... exclamou D.Carolina, o breve que contém a esmeralda!...

- Eu lhe diria, continuou Augusto: '' recebei este breve que já não devo conservar, porque eu amo outra que não sois vós, que é mais bela e mais cruel do que vós!... ''

A cena estava tornando patética; ambos choravam e só passados alguns instantes a inexplicável Moreninha pôde falar e responder ao triste estante.

- Oh! pois bem, disse: vá ter com sua antiga desposada, repita-lhe o que acaba de dizer, e se ela ceder, se perdoar, volte que eu serei sua...''


Pessoal, então, eu acho que é isso. A mensagem que deixo para vocês é que leiam o livro, vale muito a pena! 
Perdão se eu falhei em alguma parte da resenha , é a primeira que fiz, não sabia muito por onde começar, então fiz do meu jeito!! 

E agora, pergunto a vocês: Será que um romance desses no século 21, daria certo? 


Até a próxima!!

                            Milla *-*

4 comentários

  1. Gostei Muito da resenha não me identifico, muito com Literatura Brasileira, mas com sua resenha deu até vontade de ler..... Esse Livro...... E Sucesso Com o Blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu só não entendi a parte que você disse "A quem o autor se refere como filha" mas gostei bastante da sua resenha.

    Embora eu goste muito de literatura nacional, eu dificilmente me interesso por obras muito antigas, devido a linguagem e a forma como eram escritas, mas esse parecer um bom livro!

    Estou te seguindo!

    Me visita também lá no Estandy Books - A Estante Da Andy

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou te seguindo Andy!!
      Leia sim, e muito bom conhecer novas palavras!!

      Excluir